Alunos da Escola Municipal Corrêa de Mello participam do Bem-vindos ao OCRC

21/03/2024

Nos dias 18 e 21 de março, tivemos o prazer de receber os alunos do 9º ano e algumas professoras da Escola Municipal Corrêa de Mello, de Campinas-SP, no Bem-vindos ao OCRC.

Os 73 alunos e as 3 professoras foram recebidos no Auditório do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), pela pós-doutoranda e gestora do OCRC, Letícia Canevare, com uma breve apresentação do nosso Centro e uma mensagem em vídeo do prof. Licio Velloso, coordenador do OCRC.

Foi proposto o sistema de rodízio das turmas para participarem das seguintes atividades:

  • Na Oficina Classificação de Alimentos, mediada pela doutoranda Maria Eduarda Martelli, os alunos conheceram sobre a composição dos alimentos, a leitura de rótulos e a quantidade de açúcar, sal e gordura em alguns produtos. Além disso, aprenderam a utilizar o aplicativo Desrotulando como fonte confiável para ajudar nas escolhas alimentares.
  • Na Oficina Desvendando o Corpo Humano, a pós-doutoranda Gabriela Batitucci abordou questões fisiológicas relacionadas à obesidade e às doenças associadas.
  • Na Oficina Você Cientista, a doutoranda Marcela Simões falou sobre os procedimentos na pesquisa e sua importância, mostrou os materiais utilizados nos experimentos com camundongos, as vias de administração de compostos e ensinou-os a pipetar amostras com precisão, utilizando uma solução teste.
  • Na Oficina do Criostato e Microscópio, a pós-doutoranda Vanessa Furino e a mestranda Evellin Matai explicaram o que é e quais são os tipos de microscopia, puderam ver amostras de cérebro de camundongo antes de obter cortes muito finos e uniformes no criostato e observaram algumas lâminas de tecidos no microscópio.
  • Na Oficina da Câmera Termográfica, e a pós-doutoranda Bruna Bombassaro mostrou o funcionamento e a importância da câmera e do tecido adiposo marrom (“gordura boa”) para a obesidade e demais situações. Além disso, os alunos puderam tirar fotos termográficas uns dos outros.
  • Na Oficina do PCR, o pós-doutorando Guilherme Nogueira explicou como é realizada essa técnica, sua relevância para a pesquisa e suas aplicações .

Por último, os participantes receberam nossas revistas “Como eu faço para comer bem” e “Por que saber sobre obesidade e diabetes tipo 2?”.

O OCRC agradece a parceria da escola, na figura das professoras Raquel, Ângela e Dalva, e ao suporte de Jonathan Campos Thales Sacarpato.

Quer participar de nossas oficinas? Escreva para nós: [email protected]

 

Este slideshow necessita de JavaScript.