Alunos da ETEC Trajano Camargo participam do Bem-Vindo ao OCRC

25/04/2023

No dia 25 de abril, tivemos o prazer de receber os alunos dos 3 anos do ensino médio integrado ao curso técnico em nutrição, química, eletrônica, eventos, mecânica e administração da Escola Técnica Estadual Trajano Camargo, de Limeira-SP.

Os 41 alunos foram recebidos no Auditório de Pós-Graduação do Instituto de Biologia, pela pós-doutoranda e gestora do OCRC, Letícia Pires, com uma breve apresentação do nosso Centro e do Laboratório de Sinalização Celular, coordenado pelo prof. dr. Licio Augusto Velloso, onde foi realizada algumas das oficinas do evento.

Foi proposto o sistema de rodízio das turmas para participarem das seguintes atividades:

  • Na Oficina Classificação de Alimentos, mediada pela doutoranda Maísa Araújo, os alunos conheceram sobre a composição dos alimentos, a leitura de rótulos e a quantidade de açúcar, sal e gordura em alguns produtos. Além disso, aprenderam a utilizar o aplicativo Desrotulando como fonte confiável para ajudar nas escolhas alimentares.
  • Na Oficina Desvendando o Corpo Humano, a doutoranda Ana Clara Fernandes abordou questões fisiológicas relacionadas à obesidade e às doenças associadas.
  • Na Oficina Você Cientista, a doutoranda Tassiana Talpo falou sobre os procedimentos na pesquisa e sua importância, mostrou os materiais utilizados nos experimentos com camundongos, as vias de administração de compostos e ensinou-os a pipetar amostras com precisão, utilizando uma solução teste.
  • Na Oficina do Criostato e Microscópio, a doutoranda Dayana Cabral explicou o que é e quais são os tipos de microscopia, puderam ver amostras de cérebro de camundongo antes de obter cortes muito finos e uniformes no criostato e observaram algumas lâminas de tecidos no microscópio.
  • Na Oficina da Câmera Termográfica, a pós-doutoranda Bruna Bombassaro mostrou o funcionamento e a importância da câmera e do tecido adiposo marrom (“gordura boa”) para a obesidade e demais situações. Além disso, os alunos puderam tirar fotos termográficas uns dos outros.
  • Na Oficina do PCR, a doutoranda Aline Maia explicou como é realizada essa técnica, sua relevância para a pesquisa e suas aplicações .

Por último, os participantes receberam nossas revistas “Como eu faço para comer bem” e “Por que saber sobre obesidade e diabetes tipo 2?”.

Quer participar de nossas oficinas? Escreva para nós: [email protected]

Este slideshow necessita de JavaScript.