App desenvolvido por aluno do OCRC é destaque em blog do MIT

Data: 06/12/2019

Nessa semana, o blog do MIT App Inventor destacou um aplicativo desenvolvido pelo aluno de doutorado do OCRC, Carlos Poblete, orientado pela professora Eliana de Araújo da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. O pesquisador desenvolveu o aplicativo Labinsane para otimização da anestesia e analgesia durante intervenções experimentais em animais.

Esse aplicativo utiliza a plataforma do MIT App Inventor para implementar três protocolos diferentes. Cada protocolo otimiza a dosagem necessária do medicamento de acordo com a finalidade do procedimento: para anestesia, analgesia ou indução ao diabetes do animal experimental. Dessa forma, os pesquisadores podem calcular de forma rápida e fácil as doses individuais para um grande número de animais, além de melhorar o tratamento desses animais.

O Labinsane foi validado comparando o resultado gerado pelo aplicativo com o resultado obtido a partir de formulações em planilha eletrônica, sendo que os resultados coincidiram 100% em mais de 400 procedimentos. Desde a implementação do aplicativo em 2017, o Labinsane ajudou a reduzir as perdas com animais de 20% para 1,5%.

O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play

Veja a matéria no blog do MIT

 

Este slideshow necessita de JavaScript.