Artigo na Nature relata a descoberta de novo componente do sistema nervoso simpático envolvido no controle do peso corporal

O trabalho “Sympathetic neuropeptide Y protects from obesity by sustaining thermogenic fat”, publicado na revista Nature, foi fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de Oxford e do OCRC – UNICAMP, e mostra que um peptídeo do sistema nervoso periférico está envolvido no controle do peso e na manutenção da saúde metabólica.

Objeto de extensas pesquisas na área do controle central da fome, o neuropeptídeo Y (NPY) já havia sido descrito como um regulador no sistema nervoso central do controle da fome e do gasto energético. Contudo, no artigo publicado os pesquisadores descobriram que esse neurotransmissor, atuando somente na periferia, é fundamental para a manutenção do peso corporal, controle do gasto energético e metabolismo glicêmico. A colaboração entre o Coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), Prof. Dr. Licio Augusto Velloso e a Professora Ana Domingos, da Universidade de Oxford (Reino Unido), contou com a participação das alunas e pesquisadoras, Ana Luísa Gallo-Ferraz, Bruna Bombassaro, Marcela Simões, e Davi Sidarta-Oliveira. O grupo demonstrou que camundongos que não possuem o NPY em neurônios periféricos gastam menos energia, ganham mais peso e apresentam distúrbios na integridade dos vasos sanguíneos, o que contribui para os prejuízos na saúde.

Essa investigação abre caminho para o desenvolvimento de potenciais tratamentos para a obesidade que não precisem atuar no cérebro, como é o caso dos agonistas do receptor de GLP-1, recentemente aprovados para o tratamento para a obesidade.

Confira a entrevista que o Prof. Licio Velloso concedeu à Agência FAPESP: https://agencia.fapesp.br/estudo-publicado-na-nature-revela-novo-fator-envolvido-no-controle-do-gasto-calorico/52617

Leia o artigo e compartilhe: https://www.nature.com/articles/s41586-024-07863-6

Este slideshow necessita de JavaScript.

CEPID OCRC