Artigo sobre os benefícios do pão enriquecido com jabuticaba

O trabalho “Production of Long Fermentation Bread with Jabuticaba Peel Flour Added: Technological and Functional Aspects and Impact on Glycemic and Insulinemic Responses” publicado na revista FOODS, em parceria da Faculdade de Engenharia de Alimentos e do OCRC – UNICAMP, foi originado da tese de doutorado da aluna e pesquisadora Miriam Regina Canesin Takemura no qual atuou no desenvolvimento tecnológico de um pão funcional com adição de casca de Jabuticaba validado em um ensaio clínico com voluntários no Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes, supervisionado pelo professor Dr. Bruno Geloneze e professora Dra. Cínthia Baú Betim Cazarin.

A jabuticaba, conhecida como a Berry brasileira vem sendo amplamente estudada devido às suas propriedades funcionais e promotoras de saúde, como conteúdo de fibras, compostos bioativos, taninos e antioxidantes como a antocianina (pigmento roxo presente na casca), o que objetivou o desenvolvimento de um produto alimentício acessível e ao mesmo tempo funcional.

Os resultados foram promissores, no qual o consumo do pão contendo farinha de casca de jabuticaba apresentou uma baixa resposta glicêmica, reduzindo o pico de glicose pós-prandial, promovendo a manutenção da glicemia por um período mais prolongado e um aumento considerável na capacidade antioxidante sérica. Também foi observada melhora na resposta à insulina com um menor índice insulinogênico, sugerindo que o consumo do pão pode ser uma alternativa para indivíduos que necessitam de controle glicêmico e adotam uma dieta mais restritiva.

Confira e compartilhe o artigo: https://www.mdpi.com/2304-8158/13/18/2878#

CEPID OCRC