Ciência Aberta: diretor do OCRC em estreia do novo programa de TV

03/04/2018

Parceria entre a Agência FAPESP e a Folha de São Paulo, o programa Ciência Aberta estreia nesta terça-feira, 3 de abril, com presença de Licio Velloso.

 

perfil licio a velloso unicamp
Licio Velloso, diretor do OCRC

O diretor do CEPID OCRCLicio Velloso, será um dos entrevistados no episódio de estreia do programa Ciência Aberta, que irá ao ar nesta terça-feira, 3 de abril às 15h.

O programa, uma parceria entre a Agência FAPESP e o jornal Folha de São Paulo, terá periodicidade mensal e será exibido ao vivo pela internet, tanto no site do jornal quanto na página do Facebook da Agência FAPESP.

A nova atração visa a divulgar projetos de pesquisa financiados pela FAPESP e levar ao público leigo informação sobre a importância da Ciência e de suas descobertas. De acordo com José Goldemberg, presidente da FAPESP, o objetivo do programa é “responder à inquietação [do público] de que o que os cientistas fazem é incompreensível e mostrar que não só é compreensível como pode beneficiar as pessoas”. Goldemberg afirmou, ainda, que o Ciência Aberta – como o próprio nome indica – será um canal para que os cientistas possam debater com a sociedade temas importantes e amplificar a comunicação entre as partes.

Um cenário moderno – e que receberá projeções interativas em video mapping – foi montado no auditório da FAPESP. Imagem: divulgação.

No programa de estreia, o tema é obesidade. Serão entrevistados os pesquisadores Licio Velloso, da Universidade Estadual de Campinas, Carlos Augusto Monteiro, da Universidade de São Paulo, e a nutricionista Sophie Deram, franco-brasileira e doutora pela Faculdade de Medicina da USP. A mediação será feita pela jornalista Sabine Righetti.

Saiba mais sobre a estreia no link a seguir:

Estreia Ciência Aberta, programa de TV da FAPESP e Folha de S.Paulo