Ciência e Arte nas Férias no OCRC

09/01/2026

Nos dias 09, 16 e 23 de janeiro tivemos o prazer de receber os alunos participantes do Programa Ciência & Arte nas Férias, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP.

Os 100 alunos e os monitores do programa foram recebidos no Auditório do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), pela pós-doutoranda e gestora do OCRC, Letícia Canevare, com uma breve apresentação do nosso Centro, coordenado pelo Prof. Dr. Licio Augusto Velloso.

Em seguida, os alunos participaram da oficina “Desvendando a obesidade e a alimentação saudável – O papel do cientista” mediada pelos pesquisadores Ana Luísa Ferraz, Aymee dos Santos, Bruna Bombassaro, Erika Anne, Ester Alves, Gabriela Batitucci, Gabriely Cremasco, Guilherme Nogueira, Júlia Moreira, Kênia Moreno, Maria Eduarda Martelli, Milena Almeida, Natália Tonet, Nayra Oliveira, Renata Braga e Vinícius Mantovan.

A oficina contou com a preparação de duas receitas saudáveis pelos alunos, comparando com produtos semelhantes disponíveis no mercado e suas notas recebidas no aplicativo Desrotulando, a partir do Guia Alimentar da População Brasileira. Essa atividade evidencia a importância do preparo em casa, com poucos e conhecidos ingredientes, para evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e permitir a vivência dos jovens na cozinha de forma prática e divertida.

Outra atividade proposta foi a utilização do aplicativo MeGli, desenvolvido pela pesquisadora do OCRC, Ana Clara Fernandes, em formato de jogo para entender sobre o metabolismo glicêmico em diferentes órgãos e contextos. Ainda, houve uma breve visita ao laboratório de pesquisa para os alunos conhecerem o ambiente científico e os diferentes equipamentos e técnicas realizadas.

Por último, os participantes degustaram a barra de cereal e o petisco de tapioca preparados no início da oficina e receberam o folder “Lanches práticos para o dia a dia”, contendo além das receitas feitas, outras opções saudáveis para fazer em casa.

O OCRC agradece a oportunidade e o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e a organização do Programa.

Este slideshow necessita de JavaScript.