COVID-19 e doenças metabólicas: mecanismos e manejo clínico
Lancet Diabetes and Endocrinology
Online em 04 de outubro de 2021
Até 50% das pessoas que morreram de COVID-19 tinham distúrbios metabólicos e vasculares. Existem muitas ligações diretas entre COVID-19 e os sistemas metabólico e endócrino. Os pacientes com disfunção metabólica (obesidade, hipertensão, doença hepática gordurosa e diabetes) tem um risco aumentado de desenvolver COVID-19 grave. Ainda mais intrigante, a infecção com SARS-CoV-2 pode levar ao início do diabetes ou agravamento de distúrbios metabólicos pré-existentes.
Na honrosa companhia de ícones da endocrinologia e diabetologia, tais como Paul Zimmet (Austrália), George Albert (UK), Stefan Bornstein (Alemanha), Francesco Rubino (UK), Gertrude Mingrone (Itália), Jay Slyler (EUA), entre outros, elaboramos um exaustivo trabalho sobre COVID-19.
Nesta revisão, fornecemos uma atualização sobre os mecanismos que conectam os distúrbios metabólicos e endócrinos com a predisposição para desenvolver COVID-19 em sua forma grave. Além disso, resumimos novas opções de tratamento para pacientes com COVID-19 e diabetes, e destacamos os desafios atuais no seu manejo clínico e o futuro manejo na pós-pandemia que se aproxima.
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay