Crianças em insegurança alimentar podem ter problemas durante a vida toda

Nessa semana, o Viva Bem do UOL, lançou a matéria “Criança que passa fome pode ter problemas de saúde que perduram a vida toda”, com a participação do Prof. Everardo Carneiro, um dos pesquisadores principais do OCRC.

Os longos períodos de subnutrição, ingestão nutricional abaixo do esperado, podem gerar consequências na saúde física e mental. Há risco de mortalidade, retardo do crescimento físico, baixo peso e estatura, associados a infecções frequentes e resistência ao tratamento. O Prof. Everardo afirma que “As consequências atingem igualmente o desenvolvimento emocional, o aprendizado e o desempenho de atividades comuns para a idade”

O pesquisador do OCRC também afirma que a subnutrição leva a adoecimentos frequentes com demora para o restabelecimento. Há morosidade para a recuperação de gripes e resfriados e diarreias devido ao enfraquecimento da resposta imunológica. Se não houver tratamento, esse problemas se mantem na vida adulta, pois o organismo não consegue responder a essas infecções.

Acesse a matéria completa nesse link.

 

Imagem Pixabay/Mimzy