Educando e disseminando conhecimento sobre alimentação na Feira do Amor

28/07/2018

O evento “Feira do Amor“, realizado no dia 28/07/2018 pela Igreja em Campinas, no bairro São Bernardo, com o intuito de oferecer à comunidade diversas atividades, dentre as quais avaliação de saúde, contou com o apoio do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), com sede na Unicamp.

Nesta ação foram realizadas aferição de pressão arterial, glicemia capilar, medição de circunferência abdominal, cálculo de índice de massa corporal e foram dadas orientações sobre o impacto que a obesidade causa na saúde, sendo também apresentadas as principais Comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular. Também foram expostos alimentos ultraprocessados com alta quantidade de sal, açúcar e gordura e alimentos saudáveis, com o objetivo de inculcar uma consciência alimentar saudável, principalmente em crianças e adolescentes.

Foram realizadas 50 avaliações de saúde em adultos, idosos, adolescentes e crianças. Durante a feira, tivemos alguns relatos positivos sobre o impacto causado por essa ação nas pessoas. Crianças e adultos ficaram impressionados com a quantidade de açúcar e sal nos alimentos industrializados e disseram que não faziam ideia do mal que estavam fazendo para seus filhos e para si mesmos. Nas barracas de bebidas, os vendedores disseram que as pessoas que tinham recebido as orientações de saúde não queriam mais refrigerante e pediam suco natural ou água. Isso nos mostra o quanto é importante a difusão do conhecimento para a comunidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.