Elaboração e aplicação de livreto educativo sobre obesidade e diabetes tipo 2
A professora Helena Cristina de Lima Barbosa Sampaio, pesquisadora associada do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), juntamente com alunos de pós-graduação e iniciação científica, desenvolveu o projeto intitulado “Elaboração e aplicação de livreto educativo sobre obesidade e diabetes tipo 2”.
A primeira parte desse projeto, que constava da elaboração do livreto, contou com a participação da aluna de doutorado Gabriela Soares e dos alunos de iniciação científica Lucas Zangerolamo, Júlia Guitti e Lucas Zillig, que atuaram como monitores nesse projeto. Além disso, o projeto também contou com a participação de alunas de iniciação científica do ensino médio (Pibic-EM): Aline Sakagushi, Cláudia Paiva e Luiza Furnaletto. Durante essa etapa, as alunas de Pibic-EM elaboraram um material paradidático lúdico sobre obesidade e diabetes tipo 2, focado na promoção da educação sobre os temas citados. O livreto foi elaborado com informação teórica em linguagem acessível e com elementos lúdicos, incluindo jogos e enigmas.
Uma vez elaborado o livreto, nós realizamos a segunda parte do projeto, na qual ele foi impresso e aplicado em turmas da rede pública de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, totalizando 64 alunos. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois observamos que a atividade do livreto foi bem aceita pelos estudantes, que demonstraram grande interesse em resolver os jogos propostos, estimulando grande discussão sobre o tema entre os alunos. Além disso, através da aplicação de um questionário pré- e pós-livreto, pudemos verificar que o conhecimento desses alunos sobre o tema abordado melhorou após a realização das atividades. Com isso, acreditamos ter elaborado um material efetivo para conscientização sobre a obesidade e o diabetes, que pode ser facilmente aplicado em sala de aula, para alunos do ensino médio.
Os dados obtidos nesse projeto foram apresentados e discutidos em um encontro de grande renome na área de educação – o “XVI Encontro Anual da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência – RNEC 2018” – , bem como foram submetidos à publicação em uma revista voltada a essa temática, a “Advances in Physiology Education”.