Curso de Inverno – “Tópicos na relação microbiota-hospedeiro e seus impactos para doenças metabólicas e alérgicas”

Data: 30/06/2026

A disciplina MF809 – TÓPICOS DE FARMACOLOGIA 9 tem como responsável o Prof. Dr. Gabriel Forato Anhê, Professor do Departamento de Farmacologia da FCM e associado ao OCRC, e como convidado o Prof. Dr. Fernando Forato Anhê, Professor Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade Laval (Quebec, Canadá).

A disciplina de inverno será oferecida de 20 a 24 de julho de 2026, das 08 às 12 horas, na Sala 1 do Departamento de Farmacologia. Esta disciplina tem como objetivo abordar os tópicos mais recentes relacionados aos impactos da microbiota na saúde do hospedeiro. Será dada ênfase no impacto desta interação para o metabolismo energético e nas doenças inflamatórias. Serão abordados os mecanismos pelos quais diferentes constituições bacterianas afetam os parâmetros bioquímicos e inflamatórios de roedores e humanos. Serão discutidos e apresentados artigos publicados recentemente ou artigos com grande relevância histórica para o tema.

Os interessados devem fazer a matrícula através do e-DAC, até 02 de julho de 2026. Serão disponibilizadas 20 vagas e serão aceitos alunos especiais.