Em parceria inédita, Serrapilheira e Nature realizam conferência internacional no Rio

15/10/2019

Serão concedidas dez bolsas a estudantes e pós-doutorandos; evento reunirá referências internacionais no estudo do metabolismo

Pesquisadores de oito países que são referência mundial na área do metabolismo se reunirão no Rio de Janeiro para um encontro inédito promovido pelo Serrapilheira e pelo grupo Nature. A Nature Conference on Advances in Metabolic Communication acontece de 15 a 18 de outubro no Belmond Copacabana Palace. As inscrições já estão abertas, e interessados podem submeter resumos até 20 de julho.

O evento internacional marca o lançamento de um novo periódico da revista, a Nature Metabolism, e vai abordar desde a pesquisa básica na área até as aplicações clínicas de terapias celulares. Para possibilitar a participação de estudantes e pós-doutorandos com menos acesso a recursos financeiros, o Serrapilheira vai conceder dez bolsas. O prazo para as candidaturas é 1º de julho.

A conferência vai trazer os entendimentos mais recentes sobre a comunicação metabólica, que é a forma com que os fluxos energéticos se distribuem em várias escalas – por exemplo, em um tecido, órgão ou célula. Um tópico que será abordado é o controle sistêmico da homeostase energética, ou seja, a regulação que garante uma distribuição harmônica de energia pelo organismo.

Também serão debatidos os processos fisiológicos que regem essas interações e como a falta de comunicação metabólica influencia no desenvolvimento de doenças e no envelhecimento. “A conferência é uma iniciativa de cientistas brasileiros e terá um nível alto de excelência, reunindo os maiores especialistas do mundo na área”, destaca o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, que é geneticista.

A América Latina tem tradição na pesquisa relacionada ao metabolismo, principalmente pelo viés da Bioquímica, cujo entendimento é bastante complexo. O Brasil, por exemplo, é reconhecido pelas técnicas específicas de medição dos fluxos energéticos. “O país hoje tem bons pesquisadores que são ‘filhos científicos’ de grandes nomes como Leopoldo de Meis e Anibal Vercesi”, aponta Aguilaniu. Os dois cientistas serão homenageados em sessões especiais na conferência.

A ideia é combinar a expertise brasileira na área do metabolismo com a abordagem desenvolvida em outros países nos últimos 20 anos, mais voltada à Genética. “Essa distinção entre Genética e Bioquímica não tem mais razão de existir”, diz Aguilaniu. “Na ciência moderna todo mundo tem noção de várias áreas. Isso já vem acontecendo, mas esta será uma boa oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade brasileira da internacional.”

Entre os confirmados estão dois palestrantes principais de renome internacional na área: o especialista na pesquisa sobre diabetes e obesidade da Harvard Medical School Ronald Kahn e a pesquisadora M. Celeste Simon, referência no estudo do metabolismo celular relacionado ao câncer e professora da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine.

O evento é organizado em parceria com os pesquisadores brasileiros Marcelo Mori (Unicamp), Julio Ferreira (USP) e Fernanda Cunha (Unifesp). A programação completa, os palestrantes confirmados e as informações sobre inscrições podem ser encontradas no site da conferência.

Nature Conference on Advances in Metabolic Communication

Data: 15 a 18 de outubro de 2019

Local: Belmond Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Inscrições: https://serrapilheira.org/natureconference/

 

Assessoria de imprensa:

Carla Russo
[email protected]
(21) 99196-4250

Raphael Gomide
[email protected]
(21) 98734-5544

Sergio Torres
[email protected]
(21) 97234-1422