Licio Velloso na Folha de São Paulo sobre o novo medicamento para obesidade, a semaglutida

Data: 05/01/2023

O diretor do CEPID OCRC, Licio Velloso, concedeu entrevista à Folha de São Paulo a respeito do novo medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento da obesidade.

A semaglutida, produzida pela Novo Nordisk e comercializada com o nome de Wegovy, é o primeiro medicamento injetável de uso semanal e Velloso explica que a substância foi projetada por engenharia genética para agir em neurônios associados com a sensação de saciedade, mesmo sem a pessoa comer ou com uma baixa alimentação, sendo um fármaco mais potente e seguro.

Estudos realizados no mundo com mais de 4500 pessoas mostraram que o remédio é capaz de reduzir em média 17% do peso corporal ao longo de 17 meses, enquanto que os que receberam placebo perderam 2,4% do peso. Entretanto, Velloso afirma que o fármaco por si só “não vai resolver o problema”, já que o consumo de alimentos saudáveis e menos calóricos, aliado à prática de atividade física, é essencial.

O valor do medicamento também preocupa, já que ficará restrito à população de mais alta renda. Embora é possível que os custos do remédio diminuam com o tempo e fique mais acessível, acredita Velloso.

Confira a matéria completa da Folha de São Paulo.