MUPA 2019

26/10/2019

No dia 26/10 (sábado) tivemos na UNICAMP a primeira edição do MUPA (Museus da Unicamp de Portas Abertas), no qual diversos espaços da universidade ofereceram exposições, visitas guiadas e oficinas para a comunidade.

O OCRC esteve presente com as Oficinas “Você atleta” e “Cérebro e Alimentação” para crianças a partir de 08 anos. Na oficina de atletismo, os participantes confeccionaram um disco a partir de material descartável, aprenderam a história da modalidade e puderam testar o lançamento de seus próprios discos. A proposta da oficina era propiciar a brincadeira ao ar livre com materiais simples para estimular a prática de exercício físico.

Na oficina do cérebro, os participantes aprendiam sobre as funções do cérebro e como ocorre a regulação da fome, além de relembrarem alguns aspectos da alimentação saudável, tudo com materiais lúdicos e linguagem simples. Os pais acabaram interagindo com as crianças na montagem de seu capacete do cérebro e na hora de levar seu cérebro de pirulito para casa. Para os mais velhos, foi apresentado um conteúdo mais aprofundado que possibilitou o esclarecimento de várias dúvidas sobre esses temas. Ao todo, 94 pessoas participaram das atividades no OCRC, entre crianças de diversas idades, adolescentes e adultos.

Com a participação do Museu Exploratório de Ciências, Museu de Zoologia (ZUEC), Herbário UEC, Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas (LABBOR), Museu de Informática da Unicamp (CCUEC), Instituto de Física “GLEB WATAGHIN” – IFGW com o Laboratório do grupo de Cronologia, Laboratório de EEG do grupo de Neurofísica e Optical Society (OSA), Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais, Instituto de Geociências, Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC), CEPAGRI – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, o evento contou com a participação de 1989 visitantes.

O OCRC agradece à Faculdade de Ciências Médicas, à Faculdade de Educação Física e ao Instituto de Biologia pelo empréstimo dos materiais, ao Serviço de Apoio ao Estudante pelo apoio, ao Ciências e Cognição por disponibilizar sua oficina e a Pro-Reitoria de Extensão e Cultura por viabilizar o evento.

Veja a matéria do evento no site da UNICAMP aqui.

Acompanhe as fotos das Oficinas do OCRC.

Este slideshow necessita de JavaScript.