OCRC na FeSBE Jovem 2019

11/09/2019

No dia 11 de setembro, ocorreu a participação do OCRC na FeSBE Jovem, um espaço para jovens do Ensino Médio, oferecido pela FeSBE – Federação de Sociedades de Biologia Experimental em suas reuniões anuais, em Campos do Jordão.

Em 2019 o tema foi Meio Ambiente e Saúde e a equipe do Prof. Everardo Carneiro levou a oficina “Experimentação animal no estudo da obesidade e diabetes”. No início, teve uma palestra sobre o assunto e, em seguida, os 35 estudantes realizaram a parte prática que consistia em montar uma curva glicêmica a partir de coletas de sangue artificial. Os participantes foram divididos em 4 grupos, sendo que cada grupo faria experimentos de um perfil (controle, portador de obesidade, portador de diabetes e treinado), sem saber qual era. Após os 6 tempos de coleta de sangue, analisaram a curva gerada e descobriram com qual perfil tinham trabalhado.

Os mediadores Thiago dos Reis Araujo, doutorando do OCRC, e Daniele Guizoni, pós-doutoranda do Instituto de Biologia da UNICAMP, auxiliaram os participantes na coleta e na interpretação dos dados.

Veja como foi!

Este slideshow necessita de JavaScript.