OCRC no CAF 2020

31/01/2020

Na sexta-feita, 31 de janeiro, ocorreu a participação do OCRC no Programa Ciência e Arte nas Férias (CAF) 2020. Na manhã de encerramento do programa, oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP, recebemos 70 pessoas, entre monitores e alunos participantes.

As atividades ocorreram principalmente na sede do OCRC e no Auditório de Pós-Graduação do Instituto de Biologia. Os estudantes foram recebidos com uma breve apresentação do OCRC, seguido de um bate papo comandado pela pós-doutoranda Bruna Bombassaro sobre a Obesidade e seu impacto na sociedade

Depois os alunos foram divididos em grupos para participar, em sistema de rodízio, de várias atividades. Na Oficina Você é o Cientista, os alunos foram divididos em grupos, sendo que cada um deles realizou dois experimentos: a aferição de glicemia de um paciente e a extração de DNA de uma banana. Na Oficina Alimentação e Exercício Físico, os alunos foram divididos em três grupos e participaram de um jogo de perguntas e respostas com questões sobre esses temas direcionadas para o público adolescente. Na Oficina da Câmera Termográfica, os alunos aprenderam sobre seu funcionamento, tiraram suas fotos e avaliaram o significado das cores nas imagens. Na Oficina do Criostato, viram as técnicas que são utilizadas para processamento de tecidos, como são aplicadas na pesquisa e observaram uma amostra no microscópio. Na Oficina do Microscópio de Fluorescência, foi explicado como é utilizado na pesquisa e os alunos viram imagens de amostras de hipotálamo.

O OCRC agradece a Pró-Reitoria de Pesquisa por viabilizar essa ação de divulgação científica, o Instituto de Biologia por disponibilizar a infraestrutura e o apoio do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE.

Este slideshow necessita de JavaScript.