OCRC no Ciência e Arte nas Férias da UNICAMP

03/02/2023

Na última sexta-feira, dia 03, ocorreu a participação do OCRC no encerramento do Programa Ciência e Arte nas Férias (CAF), promovido pelo Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP.

O evento contou com a presença de 49 pessoas, entre monitores, professores e alunos integrantes do CAF. Primeiramente, os alunos foram recepcionados no Auditório de Pós-Graduação do Instituto de Biologia, onde a pós-doutoranda e gestora do OCRC, Letícia Pires, realizou um bate-papo com os participantes sobre a Obesidade e seus impactos para a sociedade.

Depois, os alunos se dirigiram para o Centro de Pesquisa e o Laboratório de Sinalização Celular, coordenado pelo prof. Licio Velloso, e participaram, em sistema de rodízio, de seis ambientes:

  • Na Oficina Classificação de Alimentos, conheceram sobre a composição dos alimentos, a leitura de rótulos e a quantidade de açúcar, sal e gordura em alguns produtos.
  • Na Oficina Desvendando o Corpo Humano, viram as questões fisiológicas relacionadas à obesidade e às doenças associadas.
  • Na Oficina Você Cientista, conheceram mais sobre os procedimentos na pesquisa e sua importância, além de aprenderem a pipetar amostras com precisão, utilizando uma solução teste.
  • Na Oficina do Criostato e Microscópio, foi explicado como é possível obter cortes muito finos e uniformes de cérebro de camundongo, por exemplo, para ser observado no microscópio.
  • Na Oficina da Câmera Termográfica, os alunos aprenderam seu funcionamento e sua importância para a obesidade e demais aplicações.
  • Na Oficina do PCR, os alunos puderam aprender como é realizada essa técnica, sua relevância para a pesquisa e nos exames de COVID-19.

Houve intervalo para o consumo de lanche natural, ofertado pelo OCRC e, ao final, os estudantes levaram para casa os livretos sobre Comer Bem e Obesidade e Diabetes, com informações didáticas e atividades que ajudam a fixar o conhecimento visto durante toda a tarde.

O OCRC agradece a Pró-Reitoria de Pesquisa pela oportunidade de realizar essa ação e ao Instituto de Biologia por disponibilizar a infraestrutura.

Confira a reportagem da TV Unicamp sobre o evento e as atividades realizadas no OCRC na abertura do CAF 2023 (09/01/2023): https://www.unicamp.br/unicamp/tv/registro-geral/2023/01/13/ciencia-e-arte-nas-ferias-2023-retoma-atividades-com-estudantes-do-0

Este slideshow necessita de JavaScript.