OCRC oferece curso online sobre obesidade a profissionais da Secretaria da Saúde de Piracicaba
O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, coordenado pelo Prof. Dr. Licio Augusto Velloso, em colaboração com a Prefeitura de Piracicaba, iniciou nesta semana o oferecimento do Curso de Difusão “Capacitação em Obesidade” para mais de 200 técnicos e profissionais de saúde do Município de Piracicaba, de diferentes especialidades: Nutricionistas, Educadores físicos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Assistentes sociais, Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Auxiliares de enfermagem e Agentes comunitários de saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde pública. A estimativa para 2025 é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. Assim, é importante que profissionais de saúde recebam treinamento adequado e mantenham-se atualizados para lidar com esse problema.
Licio Velloso aponta que o objetivo dessa iniciativa do OCRC é fortalecer a relação entre o profissional de saúde e o paciente que tem obesidade e suas comorbidades, oferecendo uma perspectiva melhor de prevenção e tratamento da doença.
O curso é composto por 16 aulas gravadas no auditório do OCRC com um corpo docente especialista em obesidade e nos assuntos relacionados. Caracterização e epidemiologia da obesidade, tecido adiposo, alterações hormonais, comorbidades, tipos de dietas, comportamento alimentar, exercício físico, feridas e novos tratamentos médicos foram alguns dos temas abordados e disponibilizados na plataforma Moodle da Extecamp.
Ainda espera-se oferecer esse curso a outras instituições e atingir cada vez mais profissionais de saúde no combate ao avanço da obesidade e suas comorbidades.
O OCRC agradece à Prefeitura de Piracicaba, na figura Márcia Cardoso, nutricionista da Secretaria de Saúde de Piracicaba, ao corpo docente e aos demais profissionais envolvidos. Agradecimentos também ao apoio da FAPESP, da UNICAMP, da Extecamp, da Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto de Biologia.
Ficha técnica: