Oficinas do OCRC recebem estudantes da Data Way

09/05/2023

Nesta terça (09), o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) realizou as oficinas de educação e difusão de ciência com 38 alunos do curso de enfermagem da escola técnica Data Way.

Inicialmente, os alunos souberam mais sobre o OCRC e conversaram sobre obesidade e comorbidades com a pós-doutoranda e gestora do OCRC Letícia  Canevare. Depois, os alunos se dividiram em quatro grupos.

A oficina “Classificação de alimentos” foi mediada por Kênia Moreno Lohanna Monali, abordando a classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira, leitura de rótulos e ferramentas que podem auxiliar na escolha de alimentos.

A oficina “Como anda seu coração” foi mediada por Ariane Zanesco e Evellin Matai, com apresentação sobre hipertensão arterial, causas e consequências, além de modelos anatômicos do coração e da artéria em diferentes situações (normal, com acúmulo de gordura, placa fibrosa e bloqueio).

A oficina “Você cientista”, mediada por Kelly Bem e Tassiana Talpo, falou sobre os procedimentos na pesquisa e sua importância, mostrou os materiais utilizados nos experimentos com camundongos, as vias de administração de compostos e ensinou-os a pipetar amostras com precisão, utilizando uma solução teste.

A oficina “Desvendando o corpo humano” foi mediada por Aline Maia e Ana Clara Fernandes, e discutiu sobre obesidade e várias doenças associadas, com perguntas e respostas e modelos anatômicos.

Por último, os participantes receberam nossas revistas “Como eu faço para comer bem?” e “Por que saber sobre obesidade e diabetes tipo 2?”.

O OCRC agradece a parceria da escola técnica, na figura dos professores Rodrigo Carraro e Guilherme Dumas, o apoio da Faculdade de Ciência Médicas, pela concessão do espaço e o suporte da equipe da Legolândia, Habilidades e Manutenção. Agradecimentos também a Jonathan Ferreira e Carolina Namie que auxiliaram no suporte do evento.

Quer participar de nossas oficinas? Nos escreva: [email protected]

Este slideshow necessita de JavaScript.