Oficinas do OCRC voltam das férias com muitas atividades!
Na sexta-feira, 31 de agosto, o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) recebeu as escolas EMEF Sylvia Simoes Magro e EMEF Padre Leão Vallerie para participar da Oficinas de Difusão de Educação e de Ciência, realizadas na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Foram recebidos 71 alunos e 4 professores, que primeiro participaram de um bate-papo sobre obesidade, suas as causas e consequências, com a doutoranda do OCRC Vanessa Bóbbo, e depois responderam a uma enquete com o uso do aplicativo Plickers.
Do total de respostas, temos os seguintes resultados:
- 35% dos respondentes não leem os rótulos de alimentos por falta de tempo
- 16% não leem por não entenderem muito bem a tabela.
Isso mostra que alterações na rotulagem de alimentos que simplifiquem as informações são importantes para estimular as pessoas a conhecerem melhor os alimentos que consomem. Sobre a prática de exercício físico, 10% disseram que ainda mantêm uma rotina sedentária, mas 31% pratica exercícios pelo menos 3 vezes por semana.
Depois do bate-papo, os alunos participaram das Oficinas Lanche Saudável, Desvendando o IMC, Nutrição e Gasto Calórico, Desvendando o Corpo Humano e Na medida da Saúde, jogo de tabuleiro produzido no Projeto PIBIC-EM da pesquisadora associada do OCRC, Eliana Araújo. Nesse jogo, ganha quem conseguir uma circunferência abdominal adequada.
As oficinas promovem a disseminação de conhecimento e tem o intuito de inspirar professores e alunos a realizar ações em suas escolas e para a comunidade local, visando à prevenção da obesidade e de doenças associadas.
O OCRC agradece a participação das escolas e o apoio da Faculdade de Ciências Médicas, com a concessão do espaço e o suporte da equipe da Legolândia, Habilidades e Manutenção.
Veja fotos do evento a seguir: