Participação de Licio Velloso e pesquisadoras do OCRC no II INCT-NIM no Rio de Janeiro
De 5 a 7 de novembro aconteceu o II Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do diretor do CEPID OCRC, Licio Velloso, da pós-doutoranda Natália Mendes e das doutorandas Ariane Zanesco e Dayana Cabral.
Os trabalhos foram divulgados no evento em apresentações orais e em pôster, com os títulos “CCR2+ monocytes transcriptomic profile and involvement in the high-fat diet-induced hypothalamic inflammation” (Natália Mendes), “Characterization of BDNF production in Kiss1 and Fezf1 hypothalamic neurons and the effects of reproductive stimulus in Fezf1 neurons” (Ariane Zanesco) e “Activation of Fezf1 hypothalamic neurons and Bdnf pathway upon acute cold exposure” (Dayana Cabral).
Licio Velloso é coordenador e gestor do INCT-NIM, juntamente com Wilson Savino do Instituto Oswaldo Cruz. Os principais temas de pesquisa abordados compreendem a Fisiologia das Interações Neuroimunendócrinas e a Neuroimunomodulação em Doenças Infecciosas, Metabólicas e no Envelhecimento e do Sistema Nervoso.
A primeira edição do Simpósio foi realizada em 2019 na UNICAMP, no Instituto de Biologia, com o apoio da Reitoria da UNICAMP e do FAEPEX (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão) da Pró-Reitoria de Pesquisa.