Jornal da EPTV destaca pesquisa do OCRC sobre tecido adiposo marrom

Data: 12/12/2018

Nesta segunda-feira, 10/12, o Jornal da EPTV – 1ª Edição destacou os avanços científicos do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades – o CEPID OCRC – em uma reportagem sobre tratamento da obesidade e do diabetes. A matéria foi ao ar nas regiões de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara.

A reportagem explica como pesquisas sobre o tecido adiposo marrom – descoberto em seres humanos há cerca de uma década – revelam possíveis mecanismos para desenvolvimento de medicamentos para o combate à obesidade e doenças associadas.

O grupo de pesquisas do prof. Licio Velloso, diretor do OCRC, foi entrevistado e explicou o possível papel que a interleucina-10 – uma molécula produzida pelo nosso próprio organismo – pode ter como reguladora do funcionamento do tecido marrom.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Esse tecido marrom inicialmente foi visto em roedores e animais que hibernam”, relata Licio na reportagem. “Descobriu-se na época que ele servia para produzir calor durante o período de hibernação para impedir que o animal morresse por causa de hipotermia”.

Hoje, sabe-se que o tecido marrom atua como um tipo de “regulador térmico” do organismo também em seres humanos, agindo por meio da queima de gordura. As pesquisas do OCRC – publicadas recentemente em uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo – revelam como a interleucina-10 estimula esta produção de calor e queima de gordura pelo tecido adiposo marrom.

“[A pesquisa] abre novas oportunidades de desenvolvimento farmacológico, em uma área em que ninguém estava olhando antes”, explica Licio.

Para assistir a reportagem na íntegra, siga o link abaixo:

Assistir matéria “Unicamp descobre ação de substância que pode acelerar a queima de gordura” na EPTV