Pesquisadora associada ao OCRC é a única brasileira contemplada na 6ª edição do prêmio da revista eLIFE
Na última semana, a Dra. Natália Ferreira Mendes, pesquisadora do Departamento de Medicina Translacional e professora do PPG Farmacologia da FCM/UNICAMP, foi contemplada como “runner-up” com o prêmio “Ben Barres Spotlight Award” da revista eLIFE.
Natália busca identificar biomarcadores e alvos terapêuticos para distúrbios metabólicos e neuroinflamatórios relacionados à obesidade. Seu recente artigo publicado na eLife foi reconhecido por seu significado fundamental e convincente nível de evidência. O prêmio recebido irá financiar a compra de materiais de laboratório cruciais. Ao website da revista, Natália observa: “Como mulher e jovem pesquisadora principal no Brasil, onde o financiamento para pesquisa é limitado e altamente competitivo, este recurso é um impulso vital para minha pesquisa”.
Esse prêmio, em homenagem ao Ben Barres, um pesquisador transgênero pioneiro, ex-editor da eLife e defensor da igualdade na ciência, visa fomentar mulheres, pesquisadores LGBTQIAPN+ e aqueles oriundos de países onde o investimento em pesquisa é escasso. Desde 2019, os prêmios fazem parte dos esforços da eLife para promover uma cultura de pesquisa mais equitativa e inclusiva.
Saiba mais: https://elifesciences.org/inside-elife/b5d03822/ben-barres-spotlight-awards-announcing-the-winners-for-2024