Pesquisadores americanos levam o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2017

Data: 04/10/2017

Três pesquisadores americanos levam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2017 por descobrirem mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano.

No último dia 02 de outubro foi divulgado pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo, que os cientistas Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young ganharam o Prêmio Nobel Fisiologia ou Medicina de 2017 “por descobrirem os mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano”, fenômenos biológicos que ocorrem ritmicamente por volta da mesma hora do dia em células, tecidos e órgãos que auxiliam o organismo a executar suas funções com mais eficiência. Suas descobertas explicam como as plantas, os animais e as pessoas sincronizam seus ritmos biológicos com as voltas do planeta Terra.
Suas pesquisas, que tiveram início em 1984, mostraram que esse gene codifica uma proteína que se acumula nas células durante a noite e se degrada durante o dia. Depois, identificaram mais componentes do relógio interno, como a síndrome da mudança rápida de fuso horário, ou jet lag, os níveis hormonais, o sono, a temperatura corporal e o metabolismo que também funciona nas células de outros organismos multicelulares, como os seres humanos.
Um dos fatores ambientais que afetam seletivamente a ritmicidade circadiana no intestino e no fígado é a alimentação. Quando a alimentação ocorre em períodos incorretos, podem ser observados desalinhamentos, cuja desordem resulta em ganho de massa que leva a alterações metabólicas, como Obesidade, Diabetes Tipo 2 e doenças cardiovasculares.
No OCRC há pesquisadores dedicados a estudar tais mecanismos e também a associá-los às pesquisas de outros integrantes do grupo.