Pesquisadores da UNICAMP identificam componentes de vias que regulam inflamação, sistema cardiovascular e sistema de coagulação nas mesmas células pulmonares que expressam o receptor para vírus da COVID-19

Data: 04/06/2020

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades e do Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais da UNICAMP, em parceria com a Universidade de Nebraska nos Estados Unidos, criaram um atlas do pulmão humano ao integrar computacionalmente três estudos que sequenciaram ao todo 130 mil células individuais de pulmão.

Utilizando esse recurso, os pesquisadores demonstraram que as mesmas células que expressam o receptor para o vírus causador da COVID-19, expressam também proteínas com papel importante na regulação da resposta inflamatória, do controle da função cardiovascular e da coagulação. Pacientes com quadro grave de COVID-19 frequentemente apresentam inflamação pulmonar, falência cardiovascular e formação de trombos. Assim, é possível que ao infectar as células dos alvéolos pulmonares o vírus desencadeie simultaneamente distúrbios dos três sistemas que resultam na elevada letalidade da infecção.

O estudo pode abrir novas perspectivas para tratamentos que venham atenuar o curso e a gravidade da COVID-19.

O manuscrito está disponível em  https://doi.org/10.1101/2020.06.02.20120634