Pesquisadores do OCRC foram premiados na XIII Semana de Pesquisa da FCM - Unicamp
Pesquisadores do OCRC foram premiados na XIII Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. O trabalho, de autoria de Davi Sidarta Oliveira e orientado pelo Prof. Dr. Lício Augusto Velloso, coordenador do OCRC, foi classificado como o primeiro lugar geral dentre 68 trabalhos de cinco áreas distintas. O vídeo explicativo pode ser assistido no YouTube (5min).
Utilizando dados de sequenciamento genético de nova geração de células que são previamente individualizadas (“single-cell sequencing”), os pesquisadores mostraram que os métodos aplicados até então são inadequados para lidar com a diversidade celular existente no organismo. Com estes resultados em mente, elaboraram um método formal para definir tipos e linhagens celulares, o que permite uma resolução superior no estudo do organismo. Como exemplo, revelaram a existência de centenas de tipos de células T CD4, as grandes reguladoras do sistema imunológico, que eram até então desconhecidas. Demonstraram ainda sua existência em três doenças humanas: na infecção pelo vírus da dengue, no lupus eritematoso sistêmico e na esclerose múltipla.
O método proposto pelos pesquisadores pode ser prontamente aplicado em qualquer outro sistema do organismo, sendo promissor para o estudo de diversas doenças humanas, em particular aquelas que são multifatoriais e com impacto simultâneo em vários órgãos, como por exemplo a obesidade e suas comorbidades. “Este método promete acelerar descobertas biológicas por permitir um novo grau de resolução nas análises genéticas feitas a partir de experimentos de sequenciamento”, explica o Prof. Dr. Lício Augusto Velloso. Chama a atenção ainda o fato de que as ideias empregadas no método para definir tipos de células podem ser aplicadas em várias outras áreas, como no estudo de imagens médicas, prontuários e outras informações clínicas, sendo promissor para o desenvolvimento da medicina de precisão. Todo o código computacional criado está publicamente disponível e pode ser acessado gratuitamente.