Pesquisadores do OCRC publicam artigo sobre cirurgia bariátrica em camundongos com obesidade

A pesquisadora Dra. Gabriela Moreira Soares, sob supervisão do Prof. Dr. Everardo Magalhães Carneiro, vice-diretor do OCRC, publicaram recentemente o artigo científico “Vertical sleeve gastrectomy improves glucose-insulin homeostasis by enhancing beta-cell function and survival via FGF15/19” na revista American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism.

O estudo revelou que a cirurgia bariátrica do tipo gastrectomia vertical (GV) diminui a secreção de insulina, o estresse do retículo endoplasmático e inflamação em ilhotas pancreáticas de camundongos obesos. Além disso, a GV aumentou os níveis circulantes do fator de crescimento de fibroblastos 15 (FGF15), bem como a expressão dos seus receptores (Fgfr1 e Klb) tanto nas ilhotas pancreáticas de camundongos submetidos a cirurgia, quanto em células beta INS-1E tratadas com o soro destes camundongos. Ainda, o soro dos camundongos operados protegeu as células INS-1E de disfunção e morte celular, efeito que foi mediado pelo menos em parte pelo FGF15/19.

Esses achados sugerem que abordagens que promovam a liberação ou ação do FGF15/19 podem restaurar a função das ilhotas pancreáticas na obesidade.

Confira e compartilhe o artigo: https://journals.physiology.org/doi/abs/10.1152/ajpendo.00218.2023

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

CEPID OCRC