Pesquisadores do OCRC publicam sobre a população Yanomami na Nature Medicine, principal revista de pesquisa biomédica

A correspondência “Life-long health consequences of undernutrition in the Yanomami indigenous population in Brazil“, publicada na Nature Medicine pelo pesquisador Dr. Thiago dos Reis Araujo, Profª. Drª. Ana Paula Davel e Prof. Dr. Everardo Magalhães Carneiro, vice-diretor do OCRC, discute a crise de saúde pública enfrentada pela população indígena Yanomami no Brasil.

Em 2023, o Ministério da Saúde brasileiro declarou crise humanitária na população indígena Yanomami. Dentre os problemas relatados, constatou-se que cerca de 52,2% das crianças indígenas estavam subnutridas. Apesar dos esforços para melhorar o estado nutricional da população Yanomami, ressalta-se que a subnutrição durante fases críticas do desenvolvimento individual pode resultar em problemas de saúde duradouros na idade adulta.

Através desta correspondência, os autores alertam a comunidade científica sobre a importância de pesquisas e estratégias para mitigar as causas e consequências da crise de subnutrição em terras Yanomami. Ações para melhorar o bem-estar desta população a longo prazo devem estar associadas à aplicação de uma forte política de gestão ambiental.

Confira e compartilhe: https://www.nature.com/articles/s41591-024-02991-y

Acompanhe a entrevista dos pesquisadores concedida ao Jornal da Unicamp: https://www.jornal.unicamp.br/noticias/2024/05/03/subnutricao-em-criancas-yanomami-preocupa-pesquisadores-da-unicamp/#gsc.tab=0

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

CEPID OCRC