Publicação de pesquisadores do OCRC, da USP e da Universidade de Harvard, valida o Escore Global de Qualidade da Dieta para avaliar a ingestão adequada de nutrientes na população brasileira
O Escore Global de Qualidade da Dieta, do inglês “Global Diet Quality Score” (GDQS) foi desenvolvido como uma ferramenta simples, rápida e de baixo custo para avaliar a dieta de populações, com o objetivo de captar, simultaneamente, a inadequação de nutrientes e o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Entre as vantagens do GDQS, estão: o fato de ser um instrumento baseado em alimentos, o que facilita sua aplicação; e sua capacidade de ser aplicado em diferentes países e cenários, o que faz dele uma ferramenta promissora para acompanhar a alimentação globalmente e ao longo do tempo.
O artigo “The Global Diet Quality Score as an indicator of adequate nutrient intake and dietary quality – a nation-wide representative study”, publicado na revista Nutrition Journal, pelos pesquisadores Marina M. Norde, Ana Carolina Vasques, Lício Velloso e Bruno Geloneze, do OCRC, Dirce M. L. Marchioni e Aline M. de Carvalho, da Universidade de São Paulo, Megan Deitchler e Joanne Arsenaute, do Intake Institute, Sabri Bromage, Edward Giovannucci e Walter Willett, da Universidade de Harvard, marca a primeira etapa de validação do GDQS no Brasil, demonstrando que maiores pontuações no escore estão relacionadas com ingestão adequada de importantes nutrientes para a saúde do brasileiro e com menor ingestão de alimentos ultraprocessados, os quais aumentam o risco de obesidade e suas comorbidades.
Instrumentos como o GDQS ajudam a acompanhar a qualidade da dieta, equipando gestores e cientistas para pensarem em soluções inovadoras e políticas públicas que melhorem a alimentação e, consequentemente, a saúde da população.
O suporte financeiro foi fornecido integralmente pela FAPESP (Processos 2013/07607-8; e 2022/08172-4).
Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12937-024-00949-x