Revisão de pesquisadores do OCRC indica 8 determinantes da obesidade e propõe estratégias para prevenir e tratar a doença

A revisão “Determinants of obesity in Latin America”, publicada na Nature Metabolism, pelos pesquisadores Sandra (USP); azmín Macotela (UNAM – México); Licio Velloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC); e Marcelo Mori, associado ao OCRC, discute os principais determinantes da epidemia da obesidade nos países latino-americanos e como as características específicas destes países devem ser considerados para que haja intervenções eficazes na redução das taxas crescentes dessa doença.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, sendo resultado da interação de diversos fatores. Os autores, cientes da complexidade de enumerar estes fatores, destacam oito determinantes principais da obesidade: o ambiente físico, a exposição alimentar, o interesse econômico e político, a desigualdade social, o acesso limitado ao conhecimento científico, a cultura, o comportamento contextual e a genética. A revisão aborda cada determinante de forma detalhada e discorre sobre os impactos nas taxas de obesidade nos países latino-americanos.

É proposta uma “Força-Tarefa sobre Obesidade” local em cada país da América Latina, com iniciativas destinadas a compreender a obesidade e impedir o crescimento da doença, envolvendo abordagens multidisciplinares e globais que considerem os determinantes apontados para construir políticas e estratégias públicas mais eficazes, levando em consideração as diferenças regionais e a complexidade da doença em nível individual e sistêmico.

Os autores esperam que esta revisão possa orientar os esforços para soluções locais mais eficazes, ao mesmo tempo que defende uma abordagem mais ampla direcionada à crise da obesidade na América Latina, com potenciais impactos na forma como a obesidade é percebida, prevenida e tratada de forma mais equitativa em todos os países do mundo.

Confira e compartilhe: https://www.nature.com/articles/s42255-024-00977-1#Sec44

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

CEPID OCRC