Revisão de pesquisadores do OCRC indica possível proteção cardiovascular do TUDCA na obesidade

Israelle Freitas, pós-doutoranda da Profª. Drª. Ana Paula Davel, juntamente com colaboradores do OCRC, publicaram a revisão “Insights by which TUDCA is a potential therapy against adiposity” na revista Frontiers in Endocrinology.

Os pesquisadores destacam ações benéficas do TUDCA, um ácido biliar conjugado à taurina, no tecido adiposo no contexto da obesidade. Entre elas estão a inibição do estresse do retículo endoplasmático, da inflamação e da apoptose (morte celular) nos adipócitos. Ainda, há um efeito do TUDCA na função do tecido adiposo perivascular e na liberação de adiponectina, podendo levar à proteção cardiovascular na obesidade.

O TUDCA modula o metabolismo da glicose e dos lipídios, a resposta inflamatória, a adipogênese, a diferenciação de macrófagos e outras respostas metabólicas gerais. Nos Estados Unidos, o ácido biliar é utilizado no tratamento da colelitíase e da doença hepática colestática. Portanto, o TUDCA é apontado como uma potencial estratégia terapêutica para obesidade e comorbidades.

Confira e compartilhe  artigo: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fendo.2023.1090039/full

 

CEPID OCRC